Na aquisição de um equipamento de telecomunicações, a garantia é dada pelo fabricante do produto que cobre os defeitos de fabricação. Os programas de computador (software) têm garantias limitadas.

Como o funcionamento dos equipamentos é cada vez mais dependente do software e de licenças de uso, os serviços de suporte e manutenção são muito importantes para a garantia total.

Os Contratos de Serviços compreendem o suporte técnico e a manutenção preventiva e corretiva que, além de preservar o investimento, ajudam no aumento da produtividade e na satisfação dos usuários. Estes contratos podem conter também cláusulas descrevendo um conjunto de partes e peças sobressalentes, software de backup, consultoria, treinamentos, serviços de reprogramação dos equipamentos e dos telefones, monitoramento remoto, entre outros serviços necessários.

O Contrato pode conter também o período diário e semanal da prestação do serviço, que pode ser 8×5 ou 24×7, muitas vezes também descrito como 24x7x365, ou seja, em todos os dias do ano, durante as 24 horas de cada dia. Isto é válido para sistemas críticos de comunicação que não podem deixar de funcionar em nenhuma hipótese.

E para finalizar, o entendimento entre o Contratante e o Contratado poder ser formalizado através de um Acordo de Nível de Serviço (de SLA – Service Level Agreement), que especifica em detalhes as atividades, prazos de execução e possíveis penalidades pelo não cumprimento daquilo que foi acordado.

Contrato de Prestação de Serviços
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